Feira do Livro em Campo Maior pretende cativar os jovens para a leitura

A Feira do Livro, que está a decorrer, desde quarta-feira, termina hoje, domingo, 22 de maio, no jardim do Palácio Visconde D’ Olivã, em Campo Maior, e tem contado com a colaboração do Agrupamento de Escolas.

Jaime Carmona, diretor do Agrupamento enaltece a iniciativa, destacando as oficinas de escrita criativa, que, a seu ver, podem incentivar os alunos para a leitura e escrita. “Desde o primeiro dia, que estamos em constante contacto e parceria com o município, e só fazia sentido assim, porque os livros têm que ganhar vida, quando são manuseados, abertos e lidos, mas temos, à volta destas iniciativas, que ter outras, para complementar algumas necessidades que os alunos têm e vão desenvolver, como por exemplo a escrita criativa, que é fantástica e daqui a uns anos podemos ter alguns alunos, em que esse momento, tenha contribuído para que se torne um escritor”, revela Carmona.

Para o diretor do Agrupamento de escolas, todos beneficiam com esta iniciativa, considerando que a leitura abre horizontes, num mundo cada vez mais tecnológico, e onde se teme pelo futuro da leitura. “A leitura abre portas para tantos mundos, obviamente que, num mundo tecnológico, cada vez mais começamos a temer pelo futuro da leitura, mas faz parte dos nossos medos, porque há uns anos pensávamos que os livros iam desaparecer e a verdade é que ainda cá está, séculos depois”.

Já Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior recorda que há dois meses, o município promoveu a Semana da Leitura, num com texto mais escolar, e o que se pretende é que, como se nota “que se escreve cada vez pior, porque se lê menos, devemos pensar que, o excesso da tecnologia terá que dar aos mais jovens, que não nada como ler um livro físico, e é essa a obrigação da Câmara e dos escritores campomaiorense, incentivá-los a ler muito”.

“Continuar nesta luta” do contacto direto com o livro, e já a pensar no próximo ano letivo, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, é outros dos objetivos do município, revela Rosinha.