Programa “Estou Aqui Crianças!” já tem inscrições abertas

As inscrições para o programa Estou Aqui! Crianças, da Polícia de Segurança Pública, já estão abertas e podem ser feitas no site estouaqui.mai.gov.pt.

O programa Estou Aqui! Crianças (EAC) é uma iniciativa exclusiva e pioneira da PSP, criado em 2012, e que, sendo gratuita, pretende “contribuir para a segurança das famílias que têm crianças”, segundo o Intendente Nuno Carocha, Diretor do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas.

Estou Aqui! Crianças tem como principal objetivo agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família. Caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do n.º de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

“Este é um programa de utilização muito simples, uma vez que não envolve nem tecnologias nem custos. Desde 2012, já foram entregues mais de 400 mil pulseiras, a nível nacional, o que nos tem dado muito gozo. Neste período, já resolvemos dez ocorrências de crianças que se perderam das suas famílias e, através deste programa, conseguimos promover o seu reencontro”.

As pulseiras destinam-se a crianças com idades compreendias entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes.