Jornadas da Comunicação voltam ao modelo presencial no IPP

Dois anos depois, as Jornadas da Comunicação, promovidas por alunos de Jornalismo e Comunicação, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), voltam a acontecer fora do ambiente digital, já em modelo presencial.

O evento, que vai já na sua 26ª edição, e que habitualmente acontece em março, ainda devido à pandemia, foi adiado para a semana de 16 a 20 de maio, explica o atual presidente das jornadas, João Aleixo: “tivemos em conta a questão da pandemia e foi por isso que adiámos para maio”.

Durante os cinco dias da próxima semana, adianta o responsável, haverão várias sessões de debate, tanto de manhã, como à tarde, e serão retomados os workshops relacionados com o jornalismo e a comunicação. O tema central da edição deste ano é a “Centralização das notícias, comunicação e os princípios jornalísticos”, procurando-se debater questões como a “Ética”, a “Deontologia” e a “Falta de Informação”.

Nestes debates vão participar, entre outros, Fernanda Bonacho, Patrícia Matos, Fernanda Bernardo, Rui Lavaredas e José Candeias, sendo que também haverá espaço para debater a comunicação do Politécnico de Portalegre. Apesar de direcionadas aos estudantes e profissionais do setor, João Aleixo assegura que estas jornadas são abertas a toda a comunidade.

Criadas em 1996, as Jornadas da Comunicação levam, anualmente, a Portalegre, nomes do Jornalismo e da Comunicação Organizacional para debater questões relacionadas com diversos temas. O evento consiste numa semana de debates, workshops e exposições que envolvem os temas de jornalismo e comunicação organizacional, sendo que no último dia se realizam tributos a pessoas que se vão destacando nas áreas em questão.

Com 26 anos de existência e sem nenhuma paragem, este evento é considerado o mais antigo do país desenvolvido exclusivamente por alunos.