Vila Viçosa integra programa nacional de desfibrilhação

O Município aderiu ao Plano Nacional de Desfibrilhação Automática Externa, o qual visa a criação, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de uma rede de desfibrilhação automática externa em ambiente extra-hospitalar. No passado dia 26, iniciou-se a formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (DAE) a 11 elementos e trabalhadores municipais.

Esta formação enquadra-se no projeto de implementação de DAE, que o município instalará em vários espaços públicos em 2022, nomeadamente: Paços do Concelho, Piscinas Municipais de Vila Viçosa, Campo de Jogos João Figueiredo (Vila Viçosa), Campo de Futebol Pereira Bom (Bencatel), Junta de Freguesia de Pardais e Multiusos de São Romão.

A instalação destes equipamentos tem como principal objetivo garantir o reforço da cadeia de sobrevivência, entendida como o conjunto de ações sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes, com vista a garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima em paragem cardiorrespiratória.