“FIAPE é uma feira grande em qualquer ponto do país”, diz Carlos Miguel

A Feira Internacional Agropecuária de Estremoz (FIAPE) é, nas palavras do secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que presidiu à cerimónia de abertura do certame, na manhã desta quarta-feira, 27 de abril, “uma feira grande em qualquer ponto do país”.

A feira conta com cerca 450 expositores e mais de 130 artesãos e tem a “capacidade de se expandir”, no que diz respeito à área dedicada aos animais, que Carlos Miguel considera “muito atrativa”. “As pessoas gostam muito de os ver, embora dê um trabalho do arco da velha tê-los cá, que eu sei o que isso é, em termos sanitários, mas é importante acomodar o bem-estar dos animais”, acrescenta.

O setor da agricultura, central no evento, é, do ponto de vista de António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, “um dos mais importantes do território”, a par do turismo. “O facto de termos duas grandes feiras, a Ovibeja e a FIAPE, é para nós muito relevante e o facto de elas terem voltado a um formato presencial e darem possibilidade aos agentes comerciais de poderem estar aqui e, mais que vender, divulgar os seus produtos, é muito importante ”, assegura. Dois anos “terríveis”, sobretudo a nível económico, passados, com a pandemia, este “retomar tem um sabor muito especial”.

Relativamente ao facto de, desta feita, a Ovibeja e a FIAPE não terem coincidido, em termos de datas, como aconteceu em outros anos, Ceia da Silva diz-se “muito feliz”. “Toda a região ganha em as duas associações estarem conciliadas, pelo menos, naquilo que são as datas dos certames”, remata.