Évora organizou maratona da leitura na Feira do Livro

Uma maratona de leitura em língua portuguesa e espanhola, que juntou alunos portugueses e espanhóis, realizou-se na tarde de 21 de abril, na Feira do Livro de Évora.

O evento contou com cerca de cem alunos portugueses e 50 espanhóis e foi organizado pela Câmara Municipal de Évora, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Évora e o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Junta da Extremadura (Espanha). A maratona teve também a participação do vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Varela, que deu as boas vindas aos alunos e professores.

Participaram nesta leitura cruzada a Escola Básica Conde Vilalva, o IES Extremadura, de Montijo (Espanha), o Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, a Escola Básica de Santa Clara e a Escola Secundária Severim de Faria.

Nesta maratona, o autor escolhido foi José Saramago, assinalando-se, deste modo, o centenário do seu nascimento. Os participantes fizeram a leitura de textos curtos de Saramago, em espanhol pelos alunos portugueses e em português pelos alunos espanhóis. Esta iniciativa visou promover uma maior proximidade entre alunos dos dois lados da fronteira à volta da leitura. No período da manhã, os alunos realizaram uma visita guiada ao centro histórico, acompanhados por técnicos do Posto de Turismo Municipal.