MUNN junta-se à Caravana Climática em Vila Velha de Ródão

O Movimento Urânio em Nisa Não (MUNN), do qual o Núcleo Regional de Portalegre faz parte, vai juntar-se amanhã à Caravana pela Justiça Climática com uma marcha simbólica, partindo do concelho de Nisa, junto à ponte das portas de Ródão, pelas 11h30, e atravessando o Rio Tejo para se juntar à Caravana Climática, junto à Celtejo, em Vila Velha de Ródão, pelas 12h30.

José Janela, da Quercus, explica, na edição desta semana do programa Ambiente em FM, que após a chegada a Vila Velha de Ródão, “a comitiva segue de comboio para as Mouriscas, onde vai decorrer um debate sobre alguns dos problemas ambientais que o país atravessa. No caso do MUNN, vamos defender que o nuclear não é solução para a crise climática. O nuclear acarreta sérios riscos para a saúde dos ecossistemas e à saúde humana, que persistem por séculos. Representa um risco para a segurança das populações, como Fukushima e Chernobyl evidenciam”.

O Movimento Urânio em Nisa Não “é constituído por associações e grupos de cidadão, tendo estado ativo quando houve intenção de explorar urânio no concelho de Nisa”, sublinhou.

A Caravana pela Justiça Climática partiu no passado dia 2, da praia da Leirosa, na Figueira da Foz, e conta com um percurso de mais de 400km ao longo de duas semanas, atravessando algumas das zonas e comunidades mais afetadas pela crise climática e passando por algumas infraestruturas mais emissoras a nível nacional.