PSP lança Portal do Vigilante dirigido a profissionais de segurança privada

A Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibiliza, a partir desta segunda-feira, 4 de abril, o Portal do Vigilante, direcionado para a vertente mobile, com o objetivo de responder às preocupações e necessidades de informação dos profissionais de segurança privada, reforçando a ponte entre seguranças.

Numa ótica de proximidade e adaptação constante às novas tecnologias, a PSP entendeu ser necessário desenvolver este portal específico, que utiliza menus intuitivos e é de fácil consulta (https://sigesponline.psp.pt/app-vigilante/).

Entre as várias funcionalidades desta ferramenta disponível aos profissionais de segurança privada, destaca-se:

– Possibilidade de o utilizador iniciar o processo de renovação do título profissional;

– Consulta da(s) empresa(s) de segurança privada à(s) qual(is) o utilizador se encontra contratualmente vinculado;

– Acesso ao novo simulador do Centro Nacional de Exames.

A informação individual tem carácter reservado e só pode ser acedida pelo próprio através de um sistema de credenciais, fornecido individualmente a cada profissional, por intermédio do SIGESP (Sistema Integrado de Gestão de Segurança Privada), que esta ferramenta vem complementar com novas funcionalidades.

O Departamento de Segurança Privada (DSP) foi criado em 2007 como consequência da passagem para a PSP da competência exclusiva, em todo o território nacional, do licenciamento, regulação e fiscalização da atividade de segurança privada, assinalando este mês 15 anos de existência.

Num universo de 83 empresas, 31 entidades titulares de licença de autoproteção, 37 entidades formadoras e mais de 60 000 profissionais de segurança privada, que por sua vez são detentores de mais de 95 000 cartões de vigilante, facilitar o acesso à informação e resolver problemas de forma célere e eficaz é uma prioridade do DSP.

Com a criação desta ferramenta a PSP pretende prestar um serviço melhor e mais eficaz aos profissionais da segurança privada, que podem assim aceder à informação de que necessitam a partir do telemóvel, contribuindo para a prestação de um serviço de qualidade, complementar à atividade de segurança pública.

A PSP disponibiliza, no seu canal YouTube, um vídeo de apoio (PSP – Departamento Segurança Privada – Portal do vigilante).