Feira dos Enchidos regressa este sábado a Alpalhão

Três anos depois da última edição, a freguesia de Alpalhão retoma a tradicional Feira dos Enchidos, já este sábado, 2 de abril.

Aquela que será a 23ª edição de uma das mais importantes montras dos produtos regionais do concelho de Nisa ficará marcada pela sua nova localização. Pela primeira vez, o Largo Dr. António Alves da Costa, localizado numa das principais entradas da freguesia, acolhe o evento juntando num único espaço todos os expositores.

Tal como em anos anteriores, o mote da festividade será dado pela Sociedade Filarmónica Alpalhoense que fará a tradicional arruada por algumas das artérias da vila a partir das 9.30 horas, seguindo-se, pelas 10.30 horas, a Cerimónia de Abertura pelas distintas entidades e a visita aos expositores.

No que toca à gastronomia, a mesa de grelhados e enchidos tradicionais será servida a partir das 12 horas, com o almoço, o tradicional Arroz de Cachola, a ter lugar pelas 13 horas.

Pela tarde, a animação estará a cargo do Jardim de Infância de Alpalhão e do Grupo de Contradanças Alpalhoense, com o evento a ficar também marcado pelo regresso da tauromaquia a Alpalhão, vários anos depois da última Corrida de Toiros.

João Moura, Sónia Matias e Tiago Carreiras são os cavaleiros confirmados, com os Forcados de Portalegre, Arronches e Alter do Chão a assumirem as pegas do curro Monte Cadema.

A corrida, que terá início às 17 horas, será também o primeiro evento a ocorrer na Praça de Touros de Alpalhão depois da reabilitação do espaço, iniciativa da Junta de Freguesia, fruto de um investimento superior a 4 mil euros e do apoio voluntário de vários cidadãos durante as últimas semanas.

A XXIII Feira dos Enchidos encerra pelas 19.30 horas com o servir da Feijoada Alentejana que, tal como todas as refeições do certame, serão gratuitas para todos os visitantes munidos do prato e caneca alusivos à edição da Feira.