Energia Nuclear em destaque no Ambiente em FM

O Movimento Ibérico Antinuclear (MIA) enviou aos eurodeputados de Espanha e de Portugal uma carta para pedir que recusem a inclusão da energia nuclear, e também do gás natural, como tecnologias cujo desenvolvimento deva ser favorecido na União Europeia.

José Janela (na foto), da Quercus, explica que não concordam com esta inclusão porque “o nuclear também contribui para o aquecimento global. As emissões de gases com efeito de estufa das centrais nucleares são, em média, de 66 gramas de CO2 por kWh. Muito mais do que o contabilizado para as tecnologias renováveis para geração elétrica”.

Como alternativa à energia nuclear, a Quercus propõe “as instalações eólicas e solares fotovoltaicas, pois são a forma mais barata de produzir eletricidade. Também há experiência na dificuldade de encaixar um sistema de energia elétrica renovável e nuclear devido à baixa flexibilidade de operação dessas centrais. Por isso a energia nuclear não pode ser o suporte das renováveis”.

De acordo com a Quercus, do lado português apenas o deputado Francisco Guerreiro se solidarizou com a causa.

A inclusão da energia nuclear e do gás natural como tecnologias cujo desenvolvimento deva ser favorecido na União Europeia é o tema da edição de hoje do programa Ambiente em FM, com José Janela, da Quercus.