Feriado Municipal de Elvas assinala 363 anos da Batalha das Linhas

O feriado municipal de Elvas, assinalado no dia 14 de Janeiro, volta este ano a comemorar-se sem as cerimónias militares, no centro da cidade, devido às restrições impostas pela pandemia.

De acordo com o presidente da câmara, Rondão Almeida, “houve uma reunião que envolveu as várias entidades, desde as entidades militares, de segurança e bombeiros e todos chegámos à conclusão que as normas atuais da Direção Geral de Saúde não permitem fazer ajuntamentos. Sendo assim, lamento imenso que, mais uma vez, os elvenses vão passar mais um ano sem as cerimónias na Praça da República, como é tradição”.

Foto arquivo

“O programa vai contar com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, sem a Banda 14 de Janeiro, uma vez que também não é permitido, seguindo-se a romagem ao Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, nos Murtais, e ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. Ao final do dia, temos o Te Deum na Sé de Elvas”, informou o presidente.

De recordar que, hoje, dia 14 de Janeiro, se assinalam os 363 anos da Batalha das Linhas de Elvas. Há dois anos, em 2020, foi a última comemoração que teve programa completo, ainda antes dos tempos pandémicos.