Aulas recomeçam dia 10 e teletrabalho obrigatório até dia 14

Terminado o Conselho de Ministros desta quinta-feira, 6 de janeiro, e depois ouvidos, ontem, os especialistas, na reunião do Infarmed, o primeiro-ministro, António Costa, apresentou hoje ao país um conjunto de novas medidas de combate à Covid-19.

“Apesar de ser previsível um crescimento significativo do número de casos, podemos avançar na próxima semana, com cautela”, disse António Costa, revelando que 89% da população já recebeu o esquema vacinal completo e três milhões de portugueses já tomaram a dose de reforço.

Entre as medidas anunciadas, Costa revelou que as escolas vão mesmo abrir na segunda-feira, dia 10 de janeiro. Deixa de ser necessário o isolamento de turmas, sendo que o Governo irá apostar numa estratégia de testagem, no decorrer das duas próximas semanas.

Já o teletrabalho vai continuar obrigatório até à próxima sexta-feira, dia 14 de janeiro, passando a ser recomendado a partir dessa data.

Bares e discotecas vão continuar fechados até 14 de janeiro, sendo que, depois dessa data, será exigido um teste para entrar, mantendo-se a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

Obrigatória vai continuar a ser também a apresentação de certificado digital de vacinação para aceder a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios. O certificado digital volta a dar acesso também a cinemas.

Nas lojas, acabam as proibições de saldos e promoções. Ainda assim, mantêm-se as restrições às lotações, sendo permitida apenas uma pessoa por cada cinco metros quadrados.

As entradas no país vão também continuar a ser fiscalizadas, estando todos aqueles que cheguem de avião a Portugal sujeitos à realização de um teste. O Governo vai aplicar multas às companhias aéreas que não cumpram as normas.

Para visitas a lares, doentes internados ou grandes eventos, o Governo quer um aumento da testagem para quem não tem ainda a dose de reforço. Para quem não tenha a dose de reforço, há mais de 14 dias, será exigido teste negativo para essas visitas.

O isolamento, a partir de segunda-feira, é apenas para casos positivos e coabitantes. Pessoas com dose de reforço não precisam de ficar em isolamento.