PSD de Évora exige mais PRR para museus e monumentos

A Comissão Política Concelhia de Évora do Partido Social Democrata (PSD) “exige maior dotação financeira do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinada à requalificação e conservação dos museus e monumentos do Estado para o concelho de Évora”.

Segundo Henrique Sim-Sim (na imagem), presidente da Concelhia de Évora do PSD “não é minimamente aceitável que a verba do PRR nesta área tão sensível e estratégica para Évora e todo o território envolvente corresponda a apenas 0,1% dos 150 milhões destinados para estes fins. Vemos António Costa a falar do apoio ao interior e do combate às assimetrias regionais, mas, na verdade, na hora da decisão e da atribuição de verbas, os museus e equipamentos culturais de Lisboa vão receber mais de cem milhões de euros e o concelho de Évora recebe apenas 150 mil euros. Não é aceitável”.

Para o PSD de Évora, “o governo socialista usa e abusa da expressão da coesão territorial e do combate às assimetrias regionais e ao despovoamento, mas, na realidade e na prática, o que verificamos é que o interior está abandonado por parte dos poderes políticos e que o investimento público é sempre canalizado para os grandes centros urbanos. O PRR na área da cultura e património é disso claro exemplo”.

“Évora é hoje principal destino turístico do Alentejo, correspondendo a 28% dos hóspedes que pernoitam em toda a região, verificando-se que tem uma concentração de 42% de todos os hóspedes estrangeiros”, argumentam os social-democratas eborenses, que recordam a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.