Ouguela e Juromenha têm estrelas de Natal da Missão Continente

Ouguela, em Campo Maior, e Juromenha, no concelho de Alandroal, contam, este Natal, com uma iluminação, em forma de estrela gigante, da campanha “Luzes com Presença”, da Missão Continente.

Além de ajudar instituições, a Missão Continente decidiu, nesta quadra festiva, acender uma luz numa região onde o isolamento social faz parte do dia a dia dos habitantes.

O presidente da Junta de Freguesia de São João Batista, em Campo Maior, Miguel Tavares, revela que depois de se ter tido conhecimento da iniciativa, procurou-se inscrever Ouguela, na iniciativa, que acabou por ser aceite. “Tudo correu bem, houve sempre um grande empenho por parte das equipas de montagem, como pelos funcionários do município e da junta de freguesia e preparámos também a envolvente para receber a estrela”, revela.

Miguel Tavares recorda que, nos últimos Censos, apesar de antes já ter essa perceção, Ouguela tem ficado despovoada. “As pessoas vão envelhecendo, não há jovens, a construção local sempre foi bastante limitada pela envolvente histórica que tem”, acrescenta.

Ainda assim, há “dois ou três imóveis” no exterior e mais quatro no interior da Praça de Armas do Castelo, que a junta de freguesia quer ver recuperados, tentando “fazer tudo por tudo para que, pelo menos, se tenha qualidade de vida”. “Estamos super focados em Ouguela, há uns tempos a esta parte, e sobretudo agora, que percebemos que o envelhecimento chegou. A qualidade de vida vai diminuindo e temos de estar sempre presentes, ainda para mais com a pandemia, que fez com que tivéssemos uma atenção redobrada,  para que não faltasse nada às pessoas”, diz ainda o presidente da Junta de Freguesia de São João Batista.

Miguel Tavares garante ainda que “a luta é diária” para que se consiga acompanhar e resolver sempre os problemas dos habitantes de Ouguela. “Penso que estamos a conseguir, mas a tarefa nunca está feita”, diz ainda, assegurando que é importante que a população perceba que não está sozinha.

Já o presidente da União de Freguesias de Alandroal, Mina do Bugalho e Juromenha, Manuel Fialho, revela que foram contactados para participar no projeto, tendo o mesmo sido abraçado de imediato. “A estrela está lá para iluminar e foi colocada num sítio enquadrada com a Fortaleza de Juromenha”, explica. A estrela, diz ainda, estará iluminada, em Juromenha, bem como em Ouguela, até ao Dia de Reis, dia 6 de janeiro.

Ouguela e Juromenha são duas de 20 localidades, em todo o país, que foram iluminada, este natal, com esta estrela da Missão Continente, em prol do combate à solidão e ao isolamento social.