Extremadura prevê adotar o Certificado de Vacinação Covid em alguns locais

A Extremadura espanhola prevê implementar o certificado de vacinação Covid para aceder a determinados locais, no final de dezembro.

O ministro da Saúde e Serviços Sociais, José María Vergeles, anunciou que a implementação deste sistema será levada a cabo quando se atinja o objetivo de vacinar, com a terceira dose, 80% da população entre os 60 e 69 anos de idade.

O objetivo dessa medida, segundo Vergeles, é “incentivar a vacinação” com as diretrizes de reforço da vacina contra a Covid-19 para menores dessa faixa etária. Neste sentido, José María Vergeles assegurou que a variante Omicrón , que é muito mais contagiosa, será dominante dentro de alguns dias, pelo que a seu ver “é muito importante vacinar com a terceira dose”.

Relativamente ao estado do processo de vacinação, Vergeles informou que Extremadura tem 93,3% da sua população, com mais de 12 anos vacinada, contra 89,8% da média nacional. Em relação às doses de reforço, 86,54% dos maiores de 70 anos estão vacinados na região, contra 85% da média do país. Na faixa etária de 60 a 69 anos, 75,5% têm a dose adicional, em comparação com 64% da média espanhola. Além disso, 76,24% daqueles que receberam a dose única de Janssen já receberam a segunda dose de reforço e aqueles que receberam AstraZeneca “agora começam a ser vacinados”.