Bombeiros de Elvas fazem sensibilização no Natal e reforçam dispositivos

Os Bombeiros Voluntários de Elvas, em colaboração com a GNR e PSP, realizam nestes dias de Natal assim como na passagem de ano ações de sensibilização em algumas entradas da cidade.

Para além destas ações, a corporação vai reforçar o dispositivo, revela Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, adiantando a preocupação com a chuva que se prevê para estes dias, aconselhando os condutores a ter precaução. “A par do seu dispositivo que têm sempre presente, os Bombeiros de Elvas, nesta época de Natal e Ano Novo, altura em que as famílias se deslocam para junto dos seus familiares, vamos reforçar o dispositivo e tendo como preocupação a precipitação que se prevê para os dias 24 e 25, aspetos que nos levam a reforçar o dispositivo para o caso de alguma situação que ocorra, neste período de Natal, sendo esta situação replicada para a época de Ano Novo, para os elvenses e também todos aqueles que se desloquem até ao concelho”.

Bugio acrescenta que farão igualmente, em conjunto com a GNR e PSP, patrulhamento de visibilidade, para que “as pessoas quando vejam os carros dos bombeiros, pensem que não devem ter atos menos próprios na condução, adequando-a à estrada e clima”.

Foi ainda feito um reforço do dispositivo de emergência pré-hospitalar. Tiago Bugio destaca “o empenho dos operacionais que, neste período que é para estar com a família, deixam o seu lar, para irem para a sua segunda casa, os bombeiros, em prol da população”.

Tendo em conta esta época festiva, o comandante da corporação elvense deixa alguns conselhos à população, no que ao excesso de consumo de álcool diz respeito, e tendo em conta as regras em vigor, relativas à pandemia, uma vez que o consumo é proibido na via pública, apelando “ao consumo moderado para não haver excessos e, para as pessoas que vão conduzir, que evitem mesmo consumir este tipo de bebidas”.

Tiago Bugio aconselha ainda as pessoas, mais idosas e com diabetes devem ter alguns cuidados na alimentação, “tendo cuidado com as quantidades, sem abusar”.

No que à covid-19 diz respeito, segundo o comandante da corporação elvense, “é importante que as pessoas efetuem a testagem e usem de máscara na via pública, sendo importante ter ações responsáveis, como a desinfeção das mãos”, nas lojas ou outros estabelecimentos.

“É extremamente importante que todos nós, nesta quadra, tenhamos um período calmo, em família, mas em segurança, em termos de alimentação, da covid-19, precaução na condução e no consumo de bebidas alcoólicas”, apela ainda Tiago Bugio.

Bombeiros Voluntários de Elvas que, para além de reforçarem o seu dispositivo, nesta época de Natal e Ano Novo, para um melhor socorro à população, também realizam ações de sensibilização, em conjunto com a GNR e PSP, por exemplo na N4, no nó de Varche e no nó das Sochinhas.