Hospitalização domiciliária em Évora faz um ano

A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) assinala, nesta terça-feira, dia 14, um ano de atividade. Quando algumas unidades do país suspendiam a sua atividade, devido à pandemia, a UHDP do HESE iniciou a sua atividade e, entre dezembro de 2020 e março de 2021, chegou a prestar apoio a vários doentes com Covid-19. A unidade tem como modelo a assistência hospitalar praticada no domicílio do doente por profissionais de saúde do hospital e iniciou a sua atividade com capacidade para seis camas no domicílio.

Este tipo de assistência permite um tratamento hospitalar com maior conforto e bem-estar para o doente no seu domicílio, com acompanhamento dos profissionais de saúde do hospital, promove a autonomia dos doentes e um maior envolvimento dos familiares e pode permitir também um menor tempo de internamento e a diminuição das infeções em ambiente hospitalar.

Há um ano, a equipa multidisciplinar da UHDP, composta por médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista e assistente técnica, previa a assistência de 90 doentes em domicílio por ano e hoje faz um balanço de 177 doentes assistidos em hospitalização domiciliária durante este período. 

Ireneia Lino, responsável pela UHDP, realça que “os resultados da unidade surpreenderam-nos muito pela positiva, dado que superaram as expetativas, quer ao nível quantitativo, quer ao nível qualitativo. Ao longo do ano, prestámos assistência a mais 97% do que o esperado e o feedback que temos dos nossos doentes é muito positivo e o nosso trabalho muito elogiado. É uma nova forma de prestar cuidados que entendemos como uma intervenção de vanguarda com o foco total no doente e no seu bem-estar e onde se atribui especial relevância à família de suporte, ao cuidador informal, que assume também um papel muito importante no apoio e cuidados ao doente. A nossa equipa está muito satisfeita com os resultados”.

Isabel Pita, diretora clínica do HESE, acrescenta que “a criação desta unidade foi um dos objetivos alcançados por este Conselho de Administração e queremos congratular a jovem equipa pelos resultados obtidos, que excederam em muito as expetativas, graças ao empenho e dedicação de todos, marcando a diferença na vida dos nossos doentes”.