Concerto de Natal no domingo em Évora

A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em novembro e dezembro, o XVII Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, no Convento dos Remédios, na Avenida de São Sebastião, em Évora. O ciclo termina no próximo dia 12, domingo, com o Concerto de Natal pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica, sob a direção do Maestro Emanuel Vieira.

Programa: A Noite no Natal: O nuit – Jean-Philippe Rameau; Puer Nobis – Richard Rodney Bennert; Natal na Sé de Évora: Alleluia – Manoel Mendes; Magnum Misterium – Estevão Lopes Morago; Quem Vidistis Pastores – Estevão Lopes Morago; Magnificat – Filipe de Magalhães; Natal em Português: Natal de Elvas – Mário de Sampayo Ribeiro; Ó Meu Menino Jesus – Fernando Lopes-Graça; Do Varão Nasceu a Vara – Fernando Lopes-Graça; Nasceu, Nasceu – Fernando Lopes-Graça; e Dorme, Menino Jesus – José Firmino.

O Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – Eborae Mvsica estreou em 1987. Tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (séculos XVI e XVII), seu objetivo primordial, como também outras obras de diferentes épocas, algumas com acompanhamento por Orquestra, nomeadamente Óperas. Gravou dois CD’s, exclusivamente dedicados à polifonia da Escola de Música da Sé de Évora e, ainda, para a coletânea “Os Melhores Coros da Região” e RTP2 e Antena 2.Nas deslocações internacionais destacam-se as participações no 10º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia (2004) tendo obtido a medalha de bronze e mais recentemente, em 2019 a participação no Festival de Coros de Florença (Itália) onde obteve três prémios. Foi dirigido por Adelino Santos e pelos Maestros Francisco d’Orey, Pedro Teixeira e Eduardo Martins; atualmente pelo Maestro Emanuel Vieira.

Emanuel Vieira é licenciado em Formação Musical e Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa onde frequenta o Mestrado em Direção Coral. Participou em 2020 e em 2021 na Lisbon Conducting Marterclass  – Panóplia Contemporânea (Nova Era Vocal Ensemble). Obteve uma Menção Honrosa no X Concurso Nacional de Canto –Conservatório de Música e Artes do Centro; Integrou os seguintes Coros: Coro Schola Cantorum, Coro de Câmara do Conservatório de Música e Artes do Centro e Nova Era Vocal Ensemble. É professor de Coro e Formação Musical no Colégio Moderno. Dirige o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” desde novembro de 2021.