Faltam camas na Medicina Interna do hospital de Portalegre

O aumento dos casos de infeção respiratórias nas últimas semanas, tem deixado a ala de Medicina Interna do hospital de Portalegre sem camas disponíveis.

Hugo Capote, presidente do Conselho Sub-Regional de Portalegre da Ordem dos Médicos, refere que “o número de vagas que o hospital tem não é compatível com as necessidades do distrito. Já há doentes internados no Serviço de Observação e, quando essas camas também não chegam, há doentes em macas nos corredores, como, infelizmente, vemos em reportagens em vários hospitais do país”.

Com o aumento significativo dos casos de infeção por Covid-19, Hugo Capote considera que “o hospital vai ter de aumentar o número de camas para estes doentes. Com esse aumento de camas Covid, elas vão ter que ser retiradas de outras alas”. Para o médico, “o desejável seria que existisse um maior complemento entres os hospitais de Portalegre e Elvas”.

No que diz respeito aos profissionais de saúde, Hugo Capote (na foto) refere que em situações normais, “já deveria estar mais um médico escalado na ala de Medicina Interna. Com a questão da Covid-19 e a necessidade de haver médicos, enfermeiros e assistentes operacionais destinados apenas a esses doentes, quem se dirigir às urgências do hospital de Portalegre vai enfrentar longas filas de espera”, avisa o médico.

A Rádio ELVAS tentou obter declarações por parte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, mas não foi possível.