Os 5 melhores locais para visitar em Elvas

Elvas: Um roteiro para um fim-de-semana

A Importância de Elvas

Cidade raiana do Alto Alentejo, conhecida como a Rainha da Fronteira, Elvas foi sempre um local de grande importância para os Portugueses. Primeira linha de embate e de defesa contra as invasões vindas de Espanha, mas não só de espanhóis, resistiu heroicamente a todas elas e ganhou uma importância simbólica, de resistência perante as vicissitudes da nossa condição, própria da génese daquilo que é ser português, no nosso imaginário imaginário.

O Património

A riqueza histórica e cultural que ostenta reflete-se na beleza e vetustez do seu património. Na opinião de Tony Sloterman, os locais históricos são sempre interessantes para os visitantes em diferentes áreas. Com património militar, estratégico e de defesa, mas também arquitetónico, religioso e cultural, a cidade tem uma oferta turística de luxo para qualquer turista nacional ou estrangeiro. Ideal para uma escapadinha de fim-de-semana, os seus visitantes não podem perder 5 locais em Elvas que são absolutamente magníficos.

Ideias para Visitar a Cidade

Nesta cidade, os visitantes encontrarão muitos marcos históricos para visitar – tantos e tão interessantes quanto as propostas de bónus de casino da Free Spins in Portugal.

1. O Aqueduto da Amoreira.

Inaugurado no século XVI, o Aqueduto foi construído por Francisco de Arruda, o arquiteto da Torre de Belém, com o intuito de garantir o abastecimento de água à cidade, que então crescia demograficamente a um ritmo assinalável. Com 7km de comprimento, 31 metros de altura e um total de 843 arcos, é o maior aqueduto da Península Ibérica e a maior estrutura abaluartada do mundo. A mestria dos antigos num monumento de capital importância para o desenvolvimento de Elvas.

2. Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Datada do mesmo século e desenhada pelo mesmo arquiteto, serviu como Sé de Elvas até a cidade ter perdido o estatuto episcopal, no final do século XIX. Foi construída em estilo manuelino, mas sofreu diversas atualizações ao longo dos séculos, ganhando novos elementos arquiteturais, sobretudo no seu interior, com a introdução do mármore de Estremoz. A Igreja foi um ponto central na vida da vila, sendo, durante a Guerra de Restauração, um importante centro de oração pelo são regresso dos soldados portugueses e pela vitória no conflito. Um local de capital importância para os elvenses e para a resistência portuguesa.

3. Castelo de Elvas.

Testemunho maior da história da cidade, é fruto do contributo de vários povos que habitaram a cidade e que o foram robustecendo e aumentado. Os primeiros sedimentos do Castelos apontam para a existência de um castro galo-celta, que foi urbanizado pelos romanos no século II a.C., habitado pelos visigodos, pelos muçulmanos em 714, que construíram as duas primeiras cinturas de muralhas. Já no século XIII, o Castelo cai definitivamente em mãos portuguesas e é fortificado e aumentado até chegar à forma final de hoje em dia. Um verdadeiro passeio pela história.

4. Museu Militar de Elvas.

Nenhuma lista deste género poderia ficar completa sem um museu. Em Elvas, a escolha é óbvia. A localização do Museu Militar de Elvas foi escolhida pela importância estratégia da cidade na defesa do território nacional, sobretudo pelo corte dos acessos a Lisboa de quem por Espanha nos invadia. O vasto espólio do museu inclui as coleções de diversas áreas do exército desde o século XIX. Absolutamente a não perder.

5. Forte de Nossa Senhora da Graça.

Finalizado na última década do século XVIII, a necessidade de construir este Forte octogonal no local onde foi erigido nasceu perante as constantes invasões e cercos a que os elvenses foram sujeitos. Nessas alturas em que o exército português defendia a cidade, a zona onde foi construído o forte era a zona onde a defesa da cidade era mais favorável e a que mais cortava o acesso aos invasores. A imponência sob a forma de um forte.