CDU propõe alargar ou criar novo espaço para o canil municipal de Elvas

A CDU esteve esta manhã de terça-feira, dia 21, no canil municipal, para conhecer qual a realidade deste espaço, bem como em que condições os animais estão alojados.

José Brinquete, candidato pela CDU à Câmara de Elvas, e no final desta visita, afirmou que a sua candidatura se preocupa com o bem-estar animal, pelo que constatou que “as pessoas responsáveis fazem o melhor que podem e vimos que os animais têm o mínimo de condições, a preocupação que parece maior é que precisam de outro espaço”:

O candidato propõe “melhorar as condições de bem-estar animal, onde se inclui alargar ou criar um novo espaço noutro outro local, mais adequado e com outra dimensão, para receber mais animais, assim como a criação de espaços de lazer para os animais de companhia, sobretudo de cães, e ainda um reforço de caixotes de lixo para os dejetos de animais e é por aí que vamos trabalhar quando entrarmos com responsabilidades na autarquia”.

Sobre qual o local pensado para este espaço, o candidato afirma que “estes vão ter que obedecer a uma análise da equipa de urbanistas da Câmara, porque este espaço teria que ter regras relativas ao ruído e cheiros”. “Nós e temos sugestões, mas queremos perceber se são as únicas alternativas ou se há outras. O que sabemos é que tanto uma situação como outra se resolvem muito rapidamente desde que haja vontade autárquica, e da nossa parte resolve-se com uma rapidez muito grande, refere José Brinquete.

 Apesar de a cidade ter uma necessidade de respostas mais rápidas, a este nível, José Brinquete afirma que estas propostas incidem também nas freguesias rurais. “Temos que ver, em cada uma das aldeias, quais são as necessidades concretas e adaptadas a condições concretas, mas a reposta do bem-estar animal, aplica-se a todo o concelho, apesar da cidade necessitar de uma resposta mais rápida, mas as aldeias merecerão também a nossa atenção, remata o candidato.