APORMOR realiza concurso de ovinos

A Apormor, em Montemor-o-Novo, realiza neste fim-de-semana, dias 18 e 19 de setembro, um evento dedicado aos ovinos, composto por cinco concursos que contam com várias raças.

Este era um evento que estava programado para se realizar durante a Feira da Luz – Expomor, no entanto, na impossibilidade de se realizar, devido à pandemia de Covid-19, a Apormor avançou com o evento de bovinos e ovinos, em separado. Joaquim Capoulas, presidente da Apormor, realça que é bastante importante manter a continuidade deste tipo de eventos, uma vez que tanto o concelho de Montemor, como a região do Alentejo, sobrevivem deste tipo de atividades.

Joaquim Capoulas afirma que a Apormor tem uma grande importância, uma vez que destes leilões saem diversos animais para exportação, que contribuem para a economia portuguesa e para o comércio exterior. Por ser um concelho maioritariamente rural e beneficiar de pastagens e ecossistemas excelentes, o Presidente da Apormor, realça o valor de Montemor-o-Novo neste setor.

Ao contrário do que acontece noutros locais do país, Joaquim Capoulas acredita “é muito importante, que cada vez mais se demonstre a importância que as economias rurais têm para todo o interior do país”, realçando que Montemor é um concelho com capacidade de conciliar vários ramos como a pecuária, gado, turismo ou caça.

O presidente da Apormor destaca ainda que “ houve um distanciamento grande, entre as populações urbanas e rurais, por parte de certos movimentos que surgiram agora que dizem que a produção pecuária é principal responsável pelas alterações climáticas”, esclarecendo que estas, são cíclicas, sendo necessário combater esta ideia.

Apesar de não estarem presentes todas as raças de ovinos, neste fim-de-semana, Joaquim Capoulas deixa o convite a todos para visitarem os leilões que irão decorrer, ainda que, este seja um evento com carácter mais profissional, devido à pandemia de covid-19 que não permite que existam grandes concentrações de pessoas.

Quanto à programação, para sábado dia 18 de setembro, começa com o IX Concurso de Jovens Reprodutores Ovinos P3, às 10 horas. Pelas 17 horas, realiza-se o XXXVIII Concurso Morfológico Nacional da Raça Merina Precoce, com Organização da Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Merina Precoce. Ainda neste dia, às 18 horas, acontece o I Concurso da Raça Merino Alemão, organizado pela Associação portuguesa de Criadores de Ovinos Merino Alemão.

No dia 19 de setembro, pelas 12 horas, terá lugar o VIII Concurso Nacional Ile-de-France, pela Organização Associação Portuguesa de Criadores da Raça Ile-de-France. O fim-de-semana fecha com o V Concurso de Ovinos da Raça Suffolk, organizado pela Apormor, pelas 15.30 horas.