Quercus considera seca de carvalhos negrais “inédita”

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus detetou, em pleno mês de agosto, que milhares de carvalhos-negrais (Quercus pyrenaica) estavam a ficar com as folhas amarelas e secas no Norte do distrito de Portalegre, particularmente no concelho de Castelo de Vide, dentro do Parque Natural da Serra de São Mamede.

Ainda não se conhecem as causas que terão afetado um tão grande número de carvalhos-negrais, pelo que a Quercus alertou de imediato o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, mas, até ao momento, ainda não se conhece o diagnóstico do problema sanitário que está a afetar, de forma inédita o montado de carvalhos-negrais alentejano.

O assunto foi exposto pela Quercus na última reunião da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede. Foi referido que vários habitantes e proprietários de terrenos já tinham também contactado a autarquia de Castelo de Vide, manifestando preocupação com esta situação.

Suspeita-se que as condições climáticas tenham promovido o problema que afeta essa espécie.

Provavelmente trata-se de um surto de Pulgão-dos-carvalhos (Altica quercetorum) que segundo especialistas, em condições favoráveis como invernos secos e eventualmente verões de grande humidade, pode aumentar o ataque da praga.