Festival Internacional de Cinema de sexta a domingo em Arronches

O Festival Internacional de Cinema Periferias, no âmbito da sua nona edição, marca pela primeira vez presença no concelho de Arronches, com um conjunto de atividades previstas entre os dias 30 de julho a 1 de agosto, de sexta-feira a domingo.

O programa, desenvolvido com o apoio do município local, tem como momento principal a apresentação do filme Surdina, do realizador Rodrigo Areias, na localidade de fronteira do Marco, esta sexta-feira, dia 30, pelas 21.30 horas.

Os bilhetes para os espetáculos devem ser levantados na Câmara Municipal de Arronches, entre as 9  e as 17 horas.

Este é um festival que tem como temática principal o cinema, proporcionando às pessoas da zona raiana uma noite de cinema, em localidades que estão privadas de ter acesso ao cinema. O vice presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, afirma que na sexta-feira, às 21.30 horas terá lugar a exibição de “um filme português, ao ar livre, na localidade de Marco, tendo como pano de fundo a ponte internacional mais pequena do mundo, a ponte pedestre que liga a zona da Várzea grande, no lado português, ao Marco do lado espanhol”.

Para além desta noite de cinema há ainda um conjunto de atividades ambientais, como palestras, um passeio pedestre, bem como, no domingo haverá uma mostra de cinema infantil, no auditório do Centro Cultural em Arronches. Amanhã “há uma palestra sobre os valores naturais do Parque Natural da Serra de São Mamede, com dois especialistas do ICNF, já no sábado há um passeio pedestre em Esperança, com explicação dos valores do parque e da avifauna no local. Já no domingo encerra com uma maratona de filmes infantis, para os mais novos, a partir das 11 horas, estando reunidas as condições para um fim de semana de atividade cinematográfica e ambiental”.

As sessões de cinema são de entrada gratuita, sujeita a reserva de bilhetes e lotação limitada em virtude da situação de saúde pública que se continua a viver no país. Nesse âmbito, serão igualmente asseguradas as necessárias medidas de distanciamento e higienização atualmente previstas para eventos públicos, em sala e ao ar livre.

João Crespo revela ainda que “haverá transporte, por parte do município, desde Arronches até aos locais de exibição do filme e para a caminhada”.

A IX edição do Festival tem continuação de 13 a 20 de Agosto, na região de Marvão e Valência de Alcântara.