Prémio da Vida Rural é “um estímulo para os investigadores”, diz Pedro Fevereiro

Foto: vidarural.pt

A equipa científica que trabalha no InnovPlantProtect, no Pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Científica (INIAV), foi distinguida com o prémio da “Vida Rural”, na categoria de “Investimento que Marca”.

A entrega deste prémio decorreu esta quarta-feira, dia 30, no AgroIn – Congresso Anual de Agronegócios.

Pedro Fevereiro (na foto), CEO do InnovPlantProtect, refere que “este é um prémio merecido para os 12 associados que apostaram na criação de um laboratório colaborativo que tem como finalidade desenvolver novos métodos e novos processos para proteger as plantas e as culturas contra pragas e doenças”.

“O InnovPlantProtect tem como principal objetivo a criação de produtos e moléculas biológicas que permitam evitar, tanto quanto possível, o recurso aos compostos de síntese química. Este prémio acaba por ser um estimulo para os 38 investigadores que aceitaram o desfaio de criar uma nova instituição em Elvas. Por outro lado, agradecer à Vida Rural o interessa pela criação desta nova instituição e esperar que o InnovPlantProtect corresponda às expetativas das pessoas, e em particular dos produtores agrícolas”, sublinhou.

O InnovPlantProtect (InPP) tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas, cujos efeitos nocivos já são visíveis em muitos países, inclusive em Portugal.

O InnovPlantProtect tem já contratados 38 investigadores, dos quais 16 doutorados, 17 mestres e cinco licenciados. Existem 36 laboratórios colaborativos no país, sendo que, no Alentejo, o de Elvas é o único.