Os segredos, a história e o interior do Teatro Garcia de Resende (TGR) são dados a conhecer aos eborenses ao longo de um ciclo de seis visitas guiadas e encenadas. Os atores Maria Marrafa e Jorge Baião são os cicerones que, através da interpretação de várias personagens, guiam os visitantes pelos labirintos do TGR.
Ao longo da visita são dados a conhecer espaços geralmente inacessíveis como o palco, o subpalco, a chaminé de contrapeso, a varanda da teia, os “galinheiros” e, até, cruzar-se com os Bonecos de Santo Aleixo que agora descansam após a Bienal de Marionetas.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Para além dos aspetos históricos e técnicos, é também possível observar as melhorias implementadas através das recentes obras da requalificação levadas a cabo pela Câmara de Évora que incidiram aos níveis de segurança, funcionalidade e conforto. A intervenção centrou-se na segurança contra incêndios, estabilidade estrutural, redes de água e esgotos, eletricidade e ventilação. Na galeria fotográfica levantamos a ponta do véu sobre esta iniciativa.
As próximas visitas estão agendadas para 25 junho e 2, 23 e 30 de julho, sempre às 18 horas e com a duração aproximada de duas horas. As reservas são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 266 703 112, com limite máximo de 10 pessoas por visita.
[/shc_shortcode]