Rastreio Visual infantil em junho no Alentejo Central

No âmbito da prevenção da Saúde Visual Infantil, o ACES Alentejo Central continua, no mês de junho, com o rastreio de saúde visual infantil, este ano direcionado para crianças nascidas em 2019 e que estejam inscritas nos Centros de Saúde do referido Agrupamento de Centros de Saúde. O rastreio decorre no respetivo Centro de Saúde, em dias previamente marcados.

Este programa de rastreio baseia-se em um exame simples aos olhos da criança, que permite detetar precocemente alterações da visão.

Consiste assim, na realização de um exame de foto-rastreio aos olhos da criança, de uma forma rápida, segura e inofensiva, utilizando uma tecnologia inovadora, que permite identificar os fatores de risco capazes de provocar ambliopia (“olho preguiçoso“), mesmo antes de ela se instalar, ou então numa fase muito precoce do seu desenvolvimento.

Para este mês de junho, os rastreios estão agendados para dia 1, em Mora; dias 2 e 7 na USF Matriz; dias 8,9 e 14, na USF Alcaides; dias 15,16 e 21 na USF Foral; dias 22, 23 e 28 na USF de Vendas Novas e dia 30 na UCSP de Vendas Novas.