Tempo de Cuidar combate o isolamento de idosos em Borba

Tempo de Cuidar é o nome do projeto que tem vindo a ser desenvolvido pelo Serviço de Ação Social do Município de Borba, desde outubro do ano passado.

“Este projeto visa intervir e monitorizar os idosos isolados, promovendo o combate ao isolamento social, assim como estimular o envelhecimento ativo”, de acordo com Sofia Dias, coordenadora do serviço de ação social do município de Borba e do projeto Tempo de Cuidar.

Este projeto conta com duas ações, uma denominada de conversas à janela que tem por objetivo aproximar diferentes gerações, proporcionando momentos de interação, partilha e transmissão de valores. Nesta ação foi feita uma visita inicial aos idosos referenciados nos Censos Sénior da GNR, tendo sido aplicada uma ficha de sinalização para melhor monitorização. Seguem-se agora visitas de acompanhamento aos idosos referenciados. Estas visitas serão semanais, quinzenais ou mensais, tendo por base os graus de isolamento”.

Por outro lado, realiza-se também a atividade envelhecer com saúde, que “visa a promoção do envelhecimento ativo, com a dinamização de atividades para os idosos, através da realização de jogos tradicionais, concursos, organização de visitas, atividades inter-geracionais ou atividades desportivas”.

A inscrição de idosos para integrar o Projeto Tempo de Cuidar, dinamizado Serviço de Ação Social do Município de Borba, pode ser feita junto do próprio serviço, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas; através de contacto telefónico para o número 268 891 630 ou através do envio de mensagem eletrónica para: pcabaco@cm-borba.pt.