Cinco anos depois, hortas comunitárias sem espaços livres

O projeto das hortas comunitárias, na freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso assinalou no passado mês de março, dia 24, cinco anos de existência.

Este projeto surgiu da necessidade de revitalizar e dar vida à zona da Quinta do Bispo, “um espaço verde, praticamente no centro da freguesia”, como nos referiu o presidente da junta, José Laço. “Na altura, toda a equipa de trabalho jogou mãos ao projeto, e não posso esquecer a ajuda do vereador Tiago Afonso, e decidimos fazer aqui umas hortas para as pessoas da nossa freguesia. Ao fim de cinco anos, vê-se bem como a nossa quinta se encontra tratada”.

Atualmente, as hortas comunitárias contam com 11 agricultores. José Laço garante que gostariam “de ter mais mas a questão da água condiciona esta lotação. Nós temos aqui duas noras, que correm sozinhas e regam sozinhas. Quando não há água, temos que recorrer a uma bomba para que não falte água para rega”. José Laço garante que se trata de um projeto gratuito para todos os hortelões “mas nós temos que agradecer a manutenção e o trabalho que é aqui feito por todos”.

A Quinta do Bispo vai apresentar uma novidade, ficando uma área reservada para flores: “vamos ter um projeto para as senhoras florirem a quinta. Já temos os canteiros feitos e vamos florir esta parte de cima da Quinta do Bispo”.

A Quinta do Bispo é um espaço verde de lazer que acolhe, atualmente, 11 agricultores no espaço das hortas comunitários. No período pré pandemia, a Quinta do Bispo era também utilizada para festas de aniversário.