Projeto de inclusão de regresso a Borba

Depois deste longo confinamento a Malvada – Associação Artística e o Município de Borba voltam às ruas no concelho de Borba, na próxima quinta-feira, dia 15 de abril de 2021, para dar continuidade à 2ª fase de um projecto de inclusão social pela fotografia que inclui caminhadas e passeios fotográficos e a composição de fotografias de retrato.

O projecto de inclusão pela cultura, na vertente de fotografia, arrancou em Setembro do ano passado, promovido pela CIMAC, em parceria com o Município de Borba e com o Serviço de Ação Social do Município de Borba.

Este projecto envolve a população excluída por envelhecimento e isolamento e tem como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória, através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano.

Numa primeira fase, em 2020 foram realizadas sessões de partilha e recolha com os seniores e sessões exclusivas com os participantes da oficina de mentoria fotográfica com quem se construiu um mapa colectivo, onde identificámos espaços através de testemunhos sobre situações vividas em determinados lugares, sobre acontecimentos sociais em sítios e locais do concelho de Borba.