Candidaturas ao Pedido Único de Ajudas até fim de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as candidaturas ao Pedido Único de Ajudas para este ano de 2021.

O Pedido Único abrange os Regimes de Apoio aos Pagamentos Diretos, como pagamento por práticas agrícolas benéficas para o ambiente e para o clima, aos jovens agricultores, pequena agricultura, pagamento específico ao algodão, apoios associados voluntários, como prémio por ovelha, cabra, vaca em aleitamento e vaca leiteira, assim como pagamento específico por superfície ao tomate por transformação e pagamento específico do arroz.

De acordo com Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, é importante que os interessados não se atrasem, a submeter as candidaturas, adiantando que há medidas novas.  “Convém que as pessoas não se atrasem. Isto é um processo burocrático que sempre leva algum tempo. Há medidas novas e um novo período de dois anos para a agricultura biológica, que é para poucos produtores e que está com muita adesão”, revela.

O Pedido Único consiste no pedido de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo, previsto na regulamentação comunitária.