Feriado Municipal em Montemor

Hoje, 8 de março, assinala-se o Dia do Município de Montemor-o-Novo, o de São João de Deus e o Dia Internacional da Mulher.

As comemorações, este ano, que vêm a decorrer desde quinta-feira, dia 4, são muito diferentes do habitual, ou o país não atravessasse um período conturbado, devido à pandemia.

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Montemor “continua a trabalhar para que não se esqueçam estas datas importantes”, garante o vice-presidente, António Pinetra, que adianta ainda que “a população pode participar nas iniciativas ainda previstas no programa das comemorações, mas com todos os cuidados e sem grandes concentrações”.

“Estas datas são importantes para o concelho e para a população (…) e esperamos que, no próximo ano, estejamos cá todos para comemorar, como era tradição, em Montemor, o 8 de março”, assegura.

O autarca lembra ainda que “já foram ultrapassadas algumas situações mais complicadas”, no que diz respeito à situação epidemiológica do concelho, pelo que pede à população para que “mantenha a calma e o discernimento”, para evitar o “retrocesso no bom caminho” em que Montemor se encontra agora.

António Danado, o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, lembra que este é “um dia muito importante para o concelho”, tendo em conta a obra e a vida de São João de Deus, o padroeiro de Montemor.

“É o nosso feriado municipal, mas também aquele em que evocamos o nosso santo padroeiro, também conhecido por João Cidade, que fez o bem sem olhar a quem. A grande importância de transmitir São João de Deus é sempre trabalhar por todos, em prol de todos, sem olhar, especificamente, para quem estamos a trabalhar”, garante o autarca. “Temos construído essa mensagem no dia a dia, valorizando aquilo que é a importância de Montemor, quer no Alentejo, quer no país em geral, a sua situação geoestratégica, mas também a sua capacidade de intervenção e de luta pelo bem-estar das populações”, acrescenta.

Sem esquecer que este é também o Dia Internacional da Mulher, Danado recorda que a luta pelos direitos das mulheres “não pode ser esquecida nunca”. “Quando trabalhamos, no dia a dia, em prol da igualdade de género e da igualdade de tratamento entre todos, não podemos deixar de lembrar que ainda há mulheres ostracizadas e que sofrem às mãos da sociedade aquilo que não devia acontecer”, garante o autarca.

António Fitas, presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, lembra, não só a importância da luta pelos direitos das mulheres, como o papel de São João de Deus e a resiliência dos montemorenses perante a situação pandémica.

“Deixar uma mensagem a todos os montemorenses, para que consigamos manter o nosso nível de resiliência, face a este situação de pandemia, que todos temos estado a viver. Isto há de passar e havemos de voltar a ter a nossa vida o mais normal possível”, garante.

Relativamente ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão lembra este serve para recordar a luta pelos direitos do sexo feminino. “Que estes direitos continuem a ser, cada vez mais, afirmados naquilo que é o panorama da nossa vida quotidiana”, comenta.

Quanto a São João de Deus, Fitas recorda que o mesmo levou o nome de Montemor “por este mundo fora”, sendo que as comemorações, este ano, no concelho, são “as possíveis”, face à situação que se vive.

Duarte Luz, presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, por sua vez, recorda que este é um dia em que se assinalam três datas muito importantes, pelo que deseja, em nome de todo o executivo, aos montemorenses e escouralenses que tudo “lhes corra bem”.

“Dentro dos possíveis, vamos comemorar este dia, com todas as normas de segurança”, diz ainda o autarca, na esperança que, dentro daquilo que é possível e o programa preparado pelo Município de Montemor, “toda a população comemore estas datas”.