Um ano de Covid: “Mais tempo para os meus filhos”

Foi a 2 de março de 2020, há precisamente um ano, que surgiram os dois primeiros casos de Covid-19 em Portugal. A partir daí, a vida dos portugueses mudou por completo. Os funcionários públicos ficaram em teletrabalho ou isolamento profilático, cerca de duas semanas depois as escolas encerraram e o primeiro-ministro pedia calma e serenidade.

No entanto, para algumas pessoas, nem tudo foi mau durante este tempo. Recolhemos alguns testemunhos de pessoas que passaram a estar em casa, 24 horas por dia, aproveitando para desfrutar do tempo em família. Neide Bagulho (na foto) trabalha numa ourivesaria e joalharia e o horário praticado pelo comércio, entre as 9 e as 19 horas, não lhe deixa muita margem de manobra para desfrutar dos dois filhos, gémeos, de quatro anos.

O encerramento do estabelecimento, no estado de emergência que ainda está em vigor, está a ser “complicado para o negócio, uma vez que através da internet não se vende nem um terço do que vendemos com a loja aberta. O nosso rendimento mensal sofre um corte e não é fácil”.

“Por outro lado, a nível pessoal, permite-me dedicar mais tempo aos meus filhos. Num dia normal de trabalho, se estou com os meus filhos uma hora e meia é muito. Saio de casa antes das nove da manhã e regresso por volta das 19.30 horas. Eles estão numa fase em que precisam de muita atenção e nesta situação estou 24 horas por dia com eles a posso realizar muitas atividades, que os entretêm a eles e também a nós”, referiu-nos.

Neide Bagulho tem também dedicado o seu tempo à cozinha: “já que estou em casa tenho que rentabilizar o tempo. Aproveito para ver receitas na internet e experimentá-las”.