ADRAL defende nova escola de saúde de Évora no PRR

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo defendeu, na Consulta Pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a inclusão da Escola de Saúde de Évora e acessibilidades condignas que liguem o Alto Alentejo e o Baixo Alentejo aos futuros serviços de saúde nascidos com o novo Hospital Central do Alentejo.

A Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano visa constituir-se como uma nova unidade orgânica da Universidade de Évora (UÉ) destinada a assegurar o ensino graduado nas áreas científicas ligadas às Ciências da Saúde, nomeadamente, com uma forte aposta na saúde pública, saúde da comunidade e saúde da família (com destaque para a enfermagem em saúde da família e a medicina familiar).

A missão da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano prevê que esta contribua para a consciência de que a saúde não é uma ciência isolada e que ela adquirirá coerência entendendo “o ser humano” como um todo e garantindo a harmonia consigo próprio, ou seja não se pode olhar para uma pessoa exclusivamente com o foco numa parte e não no todo. A OMS, já em 1947, definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, sublinha José Calixto (na foto), presidente da ADRAL.

O PRR é de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, com recursos que ascendem a cerca de 14 mil M€ de subvenções, um conjunto de reformas e de investimentos que serão uma oportunidade para o país retomar o crescimento económico e encontra-se em consulta pública atá ao final do dia de hoje, 28 de fevereiro.