O trabalho de inclusão social da Arkus no “Elvas + Solidária”

A associação juvenil elvense Arkus tem tido, ao longo dos anos, a preocupação em chegar perto de crianças e jovens, com o objetivo de os sensibilizar para problemáticas como a exclusão social.

Na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, Raquel Pirota (na foto), membro da associação, revela que, do ponto de vista da Arkus, este é um assunto que “deve ser debatido diariamente”, sendo que é de “uma forma indireta” que tentam chegar aos mais novos, no sentido de também ajudar os pais, uma vez que alguns temas são mais difíceis de abordar em família.

“As crianças, às vezes com maldade, outras vezes não, não sabem o que é certo e errado. E é com algumas ações de sensibilização que nós fazemos nas escolas, do primeiro ao sexto ano, que explicamos a importância de partilhar, como brincar”, revela Raquel.

O teatro e alguns jogos também são usados pela associação para explicar às crianças, de uma forma simples, que “não é a classe social do outro que interessa”, porque, garante, exclusão social não diz apenas respeito a bullying físico e psicológico. “O importante é entrar no coração das crianças”, garante ainda.

Para além do combate à exclusão social e das peças de teatro que promovem, também com o intuito de dar a conhecer a cidade de Elvas a quem a visita, a Arkus tem disponível algumas respostas de apoio às famílias, através dos ATL e centros de estudo. Por esta altura de pandemia, a associação elvense leva ainda a cabo o programa “Saber +”, através das plataformas digitais.