Bombeiros de Campo Maior já vacinados contra a Covid-19

A vacina contra a Covid-19 já começou a ser administrada às corporações de Bombeiros Voluntários do nosso país, num total de 15 mil operacionais que serão vacinados, o que corresponde a cerca de metade do dispositivo nacional.

No distrito de Portalegre serão vacinados 388 soldados da paz. Na corporação de Bombeiros Voluntários de Campo Maior, dos 23 elementos do quadro ativo, seis já estão vacinados contra a covid-19. Miguel Carvalho, comandante da corporação campomaiorense, adianta que “os primeiros quatro bombeiros a receber a vacina, foram vacinados com doses que ficaram disponíveis da administração, nos lares; já ontem, foram vacinados os últimos dois bombeiros, em Portalegre”. Também, um dos elementos dos bombeiros recusou receber a vacina.

Neste momento, dos bombeiros que poderiam ser vacinados, “todos já receberam a vacina”, faltando apenas 17 elementos, porque alguns estiveram infetados, com Covid-19, e outros não podem ser vacinados e, como refere Miguel Carvalho, relativamente aos primeiros aguardam “indicações para saber quando poderão ser vacinados”.

Miguel Carvalho assume que “esta é uma mais-valia para as corporações de bombeiros, mas sabe que há outras associações humanitárias que tiveram que escolher 50%, o que é de lamentar, mas compreende que o número de vacinas disponível não é o expectável”. “Este é o primeiro passo de uma caminhada, que é longa”, diz o comandante dos Bombeiros de Campo Maior.

Vacina contra a covid-19, que já foi administrada aos elementos dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, depois de o ministério da Administração interna considerar que os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham “uma função essencial do Estado”.