Proteção Civil de Vila Viçosa pede à IP para interditar estradas

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila Viçosa, reuniu e analisou a decisão da Infraestruturas de Portugal, IP, de interrupção ao trânsito ao Km 3 da EN254, entre Vila Viçosa e Bencatel, e a interdição ao tráfego pesado ao Km 10,8 da EN255, entre Vila Viçosa e Pardais.

Assim sendo, a Comissão Municipal de Proteção Civil lamenta a apresentação da decisão da Infraestruturas de Portugal, IP, de interrupção ao trânsito nos locais referidos, como um facto consumado, sem mostrar alternativas adequadas, o que se reveste de graves prejuízos sociais para as populações e económicos para as empresas do concelho e da região.

Contesta também a decisão tomada pela Infraestruturas de Portugal, IP, por reduzir significativamente o grau de resposta dos meios de socorro em caso de eventuais ocorrências de doenças ou de sinistro, por multiplicar a distância a percorrer entre a sede de concelho e as freguesias de Pardais e de Bencatel.

A Comissão exige que a Infraestruturas de Portugal, IP encontre rapidamente as soluções e alternativas para que a circulação rodoviária entre Vila Viçosa e Bencatel seja efetuada com elevados índices de segurança e na distância mais curta, mantendo os níveis de proximidade atual.

Assim foi solicitado à Infraestruturas de Portugal, IP que preste esclarecimento relativo às informações/pareceres que conduziram à tomada de decisão de interrupção do trânsito ao Km 3,0 da EN254, entre Vila Viçosa e Bencatel, e interdição do tráfego pesado ao Km 10,8 da EN255, entre Vila Viçosa e Pardais.

Esta tomada de posição foi enviada para a Infraestruturas de Portugal, IP, para a Presidência da República, para o Primeiro-ministro, os órgãos governamentais da tutela, para os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, para as Câmaras Municipais e respetivas Assembleias Municipais de Alandroal, Borba e Redondo.