Faleceu Simão Comenda aos 80 anos

Vítima da Covid-19, faleceu, esta terça-feira, dia 2, uma das figuras mais carismáticas da tauromaquia portuguesa e nomeadamente da classe dos moços de forcados, o montemorense Simão Comenda.

Simão Nunes Comenda, de 80 anos, glória eterna da forcadagem nacional, foi infetado com Covid-19 e esteve internado no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa.

Histórico rabejador do Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, era empresário da Praça de Toiros de Montemor, numa gostosa parceria com Paulo Vacas de Carvalho. Simão Comenda fardou-se, pela primeira vez, pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo em Vila Viçosa, a 23 de setembro de 1957, tendo estado 15 anos no ativo. É considerado, por muitos, o melhor rabejador de todos os tempos; foi um dos grandes forcados do grupo, tendo participado em diversas seleções de forcados que foram pegar ao México, Indonésia e Canadá

São inúmeras e numerosas as mensagens de homenagem que podemos encontrar na rede social Facebook a Simão Nunes Comenda, uma delas de Joaquim Manuel Capoulas, presidente da APORMOR, que escreveu que “acabou de falecer um Homem muito importante da APORMOR, de Montemor-o-Novo e da tauromaquia nacional, um símbolo do nosso Mundo Rural, pela força dos seus valores e das suas convicções. O Grande Simão Comenda. Sem mais palavras, difíceis de encontrar, paz à sua alma e sentidos pêsames à família”.
Neste momento de luto, onde Montemor perde um dos seus filhos mais ilustres, um homem bom e de carácter, o Alentejo em FM – através da Rádio ELVAS, Rádio Campo Maior e Rádio Nova Antena – apresenta condolências à família e amigos de Simão Nunes Comenda.