Surto em lar de Fronteira: 57 utentes e 24 funcionários infetados

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira enfrenta um surto de Covid-19, com a infeção de 81 pessoas.

Cinquenta e cinco utentes e 24 funcionários testaram positivo, na passada quinta-feira, 28 de janeiro, depois de identificados os dois primeiros casos positivos entre os idosos da instituição, segundo revela o presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva.

“Para trás, ficaram quase 11 meses de resistência, de esforço e de privação dos colaboradores e utentes da instituição. Foram meses em que a repetição sucessiva de testes, o uso permanente de equipamentos de proteção, as desinfeções de espaços e toda a panóplia de regras e recomendações seguidas pareceram sempre ínfimas quando comparados com a partilha de afetos à distância”, assegura o autarca, num vídeo publicado na página de Facebook do Município de Fronteira.

O autarca garante ainda que, até então, no lar, sempre se andou “um passo à frente do vírus”, mas que agora é preciso reunir esforços para fazer face à situação, prometendo toda a ajuda possível e apoio ao todos aqueles que “integram a família da Santa Casa de Fronteira”.

Os 57 idosos infetados foram vacinados, na semana passada, sendo que o último teste à Covid-19, feito aos utentes do lar, realizou-se há mais de um mês. Um dos idosos está internado no hospital de Portalegre.