Um idoso, de 87 anos, morreu ontem, dia 18 de janeiro, no hospital de Portalegre, depois de ter estado quase três horas numa ambulância.
Para apurar as circunstâncias deste óbito, o hospital vai abrir um inquérito, informação confirmada à Rádio ELVAS pelo porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Ilídio Pinto Cardoso.
O idoso, proveniente de um lar de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, foi triado dentro da ambulância que o transportou, uma vez que a zona da urgência dedicada à Covid-19 estava lotada.
O doente foi levado ao hospital por dispneia (falta de ar), mas sendo oriundo de um lar onde há um surto de Covid-19, o mesmo entrou no circuito Covid. Contudo, o idoso não estava infetado com o novo coronavírus, informação que só terá sido obtida após declarado o óbito.
Quando um bombeiro informou uma das enfermeiras de serviço que o idoso se encontrava pior, o mesmo foi assistido, de imediato, na ambulância. Veio a morrer, na sala de reanimação da área dedicada a doentes respiratórios.