Votação antecipada para “fugir aos aglomerados”

Hoje é dia de votação antecipada, para as Eleições Presidenciais de dia 24, para os cidadãos em mobilidade e que solicitaram o voto antecipado.

Em Elvas, a mesa de voto encontra-se no rés-do-chão dos Paços do Concelho, no Balcão Único de Atendimento até às 19 horas.

Os pedidos de voto antecipado surgem por diversos motivos, sendo que a situação pandémica do país é transversal a praticamente todos os eleitores. Exemplo disso é Raquel Martins que pretende “fugir aos aglomerados de dia 24. Votar é o nosso direito e também o nosso dever. Como cidadã livre acho que temos o direito de votar”.

Por outro lado, há quem não sabe se, por motivos laborais, estará disponível no dia 24, como é o caso de Joaquim Pires, militar da GNR: “pensei votar antecipadamente porque como sou agente de autoridade poderia estar de serviço no próximo domingo. Por outro lado consigo fugir aos grandes aglomerados uma vez que acho que nos temos que proteger uns aos outros”.

Já Filomena, natural de Lisboa mas a lecionar em Elvas, pediu voto antecipado para evitar “as deslocações à capital do país antes de dia 24. Para mim é mais difícil deslocar-me a Lisboa e esta era a hipótese que eu tinha”. Quanto à importância do voto, a professora acha “que deveria ser obrigatório e quem prescinde do dever de votar não deveria usufruir de direitos”.

Para votar antecipadamente na câmara Municipal de Elvas inscreveram-se 379 eleitores, sendo que 179 dizem respeito a eleitores do concelho.

Os cidadãos deverão cumprir as regras da Direção-Geral da Saúde, realçando o uso obrigatório de máscara e ser portadores de uma esferográfica.