Assembleia de “O Elvas ” aprova todos os pontos e avança para a SAD

A reunião da Assembleia Geral de “O Elvas” realizada na noite de 5 de junho aprovou as bases para a criação da SAD e todos os pontos da agenda, com cerca de 90 sócios presentes.
Foram discutidos pela Assembleia, os pontos da acta de reunião anterior, com grande discussão e troca de opinião entre os sócios, sobre a redação do ponto nº1 da reunião de dezembro de 2022, onde passou a constar “que os investidores entraram com dinheiro para o clube”, deixando de se mencionar que o clube “recebeu um empréstimo dos investidores” (Nota: Família Marques). A proposta foi aprovada por maioria teve cerca de 20 abstenções.
Bi Gonçalves

José Eduardo (Bi) Gonçalves voltou a referir-se sobre a gestão da Direção anterior de Paulo Canhão como “danosa, catastrófica e caótica, volto a repetir”. adiantando que “apareceram dividas a mais de 36 entidades nas últimas semanas, mas tudo está resolvido ou muito bem encaminhado para se resolver”.

Os restantes pontos foram aprovados por largas maiorias e houve ainda duas propostas que foram apresentadas: uma pelo sócio Rondão Almeida de desagrado pelo trabalho da anterior Direção, que foi votada por larga maioria dos associados; e uma proposta da Comissão Administrativa, que foi descrita pelo sócio Caldeira Fernandes e se prende com a apresentação de uma queixa ao Ministério Público, sobre os termos em que foi feito um contrato ilegal de empréstimo de valores pela Família Marques a “O Elvas”.
Já avançada a reunião, Bi Gonçalves revelou que as negociações para a criação de uma SAD estão avançadas, o clube só pode competir nos nacionais com uma SAD e os investidores são credíveis, mas há questões jurídicas necessárias à criação da SAD que o clube tem que resolver a breve trecho.
Caldeira Fernandes
De acordo com Caldeira Fernandes, “vai haver uma SAD, com o capital social de 250 mil euros. É necessária uma Direção em “O Elvas” e não pode ser uma Comissão Administrativa, para ter uma SAD. Há questões jurídicas que são necessárias assegurar para criar uma SAD”.
Foi revelada a identidade dos investidores, tratando-se de um grupo espanhol e um grupo mexicano, com interesse de investir 250 mil euros em O Elvas (ver aqui).
“O Elvas” terá que definir, até ao fim do mês, a sua intenção de participar no Campeonato Nacional, sendo apenas concretizável se existir uma SAD, pois o clube, por si só, não tem condições. Foi proposto que a Comissão Administrativa continuasse, sendo que José Eduardo Gonçalves e João Carapinha disseram que não aceitam continuar numa futura Direção.
O clube terá de formar uma direção e há Assembleia Geral marcada para o efeito para segunda feira dia 26 de junho, para a partir daí se poder avançar com a SAD.