Roteiro Literário Levantado do Chão nomeado para Prémio de Turismo

O Roteiro Literário “Levantado do Chão”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e que tem por base a obra literária de José Saramago, está nomeado, na categoria de Turismo Inovador, ao Prémio Nacional de Turismo 2023.

Este é um roteiro turístico, que dá a conhecer o território de Montemor, em particular a vila de Lavre, através das palavras do Nobel da Literatura.

Sendo esta uma forma de “conhecer o território e promover e preservar a cultura”, o vereador no Município de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, garante que este roteiro literário é “uma aposta claramente ganha”. Resultado de um processo que “tem muitos anos”, o roteiro, inaugurado em 2020, é descrito pelo autarca como um projeto “inovador e exemplar, não havendo mais nenhum em todo o país”.

Embora ainda “em fase de experimentação”, este roteiro, que assenta no desenvolvimento sustentável e na economia circular de banda larga, tem conseguido atrair, ao concelho, “muitos visitantes”.

Com três percursos, a viagem deste roteiro totaliza 238 quilómetros, entre Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa, feita através de uma rede de percursos e de pontos de interesse em torno da obra e da própria vida de José Saramago. Estes percursos podem ser feitos por qualquer pessoa, de forma autónoma, com o apoio da app ou do site do roteiro.

O roteiro oferece mais de vinte pontos de interesse, que vão desde Fundação José Saramago à Casa de Leitura José Saramago, passando pelo Museu do Aljube, entre muitos outros locais icónicos do livro. Além disso, é possível conhecer os aspectos biográficos relacionados com a estadia de José Saramago em Lavre, localidade para onde o autor viveu e se inspirou para escrever aquele que viria a ser o seu primeiro grande romance.

Para este ano, está prevista a inauguração do Centro Interpretativo “Levantado do Chão”, que será implementado no edifício da Biblioteca Municipal Almeida Faria. Este centro, garante Henrique Lopes, em que a tecnologia terá o seu destaque, vai proporcionar uma “experiência única” a todos os visitantes.