Emagrecimento Saudável no programa “De Boa Saúde”

O organismo é composto pelo anabolismo e catabolismo. Quando o organismo está desequilibrado e existe uma alimentação irregular, o anabolismo aumenta e é mais fácil absorver calorias do que as perder, ou seja, é mais rápido ganhar ganhar peso e mais difícil perder.

Com o consumo excessivo e prolongado de calorias, aumenta o risco de desenvolver obesidade, que por sua vez traz consigo o aumento de outras doenças como as cardiovasculares, diabetes ou cancro.

Desta maneira, para estimular o catabolismo, isto é, perder peso de forma saudável, é preciso duas coisas: dieta alimentar e exercício físico. Fazer as duas coisas ao mesmo tempo é difícil devido ao comodismo, mas é fundamental para conseguir atingir o peso desejado e aumentar a massa muscular. A educação desde cedo na alimentação dos filhos por parte dos pais é um fator crucial para evitar o excesso de peso.

O emagrecimento de forma saudável é o tema em destaque no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo: