Candidaturas ao Prémio Literário Hugo Santos até 30 de junho

Com o objetivo de incentivar a criação literária e valorizar a língua portuguesa, o Município de Campo Maior está a promover a segunda edição do Prémio Literário Hugo Santos.

Numa iniciativa que serve também de homenagem ao escritor, este ano a modalidade a concurso é o Conto.

Com as candidaturas já abertas, a vereadora da Cultura da Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, explica que as pessoas interessadas devem fazer chegar as suas obras ao Município.

“O regulamento está publicado, é uma questão de ver o que é necessário e de que forma podem apresentar a sua obra. Depois o júri irá decidir, irá analisar todas as obras a concurso até ao final de Agosto. No dia 1 de Setembro, iremos colocar no site do Município o nome do vencedor e a cerimónia de entrega do prémio é no dia 1 de Outubro que seria a data de aniversário do patrono do prémio”, explica.

O vencedor receberá um prémio de 1500 euros e verá a sua obra editada em 150 exemplares. “Alguns desses exemplares ficam no Município e 30 dos exemplares serão dados ao vencedor do prémio”, revela São Silveirinha.

“Esta é uma oportunidade para as pessoas que gostam de escrever, que acham que têm jeito para o fazer poderem divulgar as suas obras. Sabemos que há muita gente que escreve”, acrescenta.

O Prémio Literário Hugo Santos destina-se a autores de nacionalidade portuguesa ou naturalizados, maiores de 18 anos e as obras devem ser redigidas em português. O ano passado, foram cerca de 60 as obras a concurso.

A vereadora São Silveirinha deixa ainda o convite para quem quiser participar, salientando que esta é uma oportunidade única.

“É uma questão de se associarem também a esta iniciativa que eu acho que é de extrema importância porque prémios literários do Alentejo não temos assim tantos quanto isso. O Prémio Literário Hugo Santos fará parte dos três prémios literários de todo o Alentejo, portanto é uma oportunidade que acho que é única”, conclui.

As candidaturas ao Prémio Literário Hugo Santos estão a decorrer até ao dia 30 de junho. Pode consultar o regulamento completo AQUI.