887.150 estremenhos escolhem governo regional e alcaides

Este domingo, em Espanha é dia de eleições regionais e autárquicas.

Na vizinha Estremadura são 887 mil 150 eleitores que escolhem quem dirige nos próximos quatro anos os destinos da Junta da Estremadura, o Governo da Autonomia e ao mesmo tempo, quem são os eleitos para as autarquias.

As duas províncias, tem em Badajoz a maior região com mais de meio milhão de eleitores, enquanto a província de Cáceres tem os restantes 334 mil.

Guilhermo Vara procura continuar no governo socialista da Junta, onde conta com concorrência da candidata dos populares Maria Guardiola.

É pelo PP que Ignácio Gragera se candidatou em Badajoz, depois de ter sido eleito vereador, há quatro anos pelo Ciudadanos. Gragera acordou ser empossado na presidência no acordo pós eleições com o Partido Popular, cargo que ocupou nestes últimos dois anos.

Ricardo Cabezas é o candidato do PSOE que disputa a liderança da maior câmara municipal da vizinha região.

Em Espanha, o presidente de Câmara não é o cabeça de lista da força política mais votada como em Portugal. Os eleitos depois de tomarem posse, escolhem através de voto secreto o presidente do município. Há quatro anos, Cabezas pelos socialistas venceu, mas sem maioria, o que permitiu a Francisco Fragoso (PP) ser eleito com o apoio da maioria de direita.

As urnas fecham as 19 horas.