Futsal: AFP contesta condições de acesso à III Divisão Nacional

A Taça Nacional Sénior Masculina de Futsal inicia-se este sábado, 27 de maio, tendo uma vez mais os campeões distritais necessidade de participar nesta prova para terem acesso à III Divisão nacional de futsal na época 2023/2024.

Como na mesma estrutura federativa não podem existir “dois pesos e duas medidas”, a Direção da Associação Futebol Portalegre (AFP) diz que “o futsal distrital continua a não ser respeitado” e reafirma a posição que já anteriormente tornou pública.

Num comunicado enviado à nossa Redação, pode ler-se que “no futebol (com cinco equipas) o campeão distrital tem acesso direto ao Campeonato de Portugal em 2023/24; já no Futsal (com dez equipas) o campeão distrital tem de ir à Taça Nacional de Seniores para ter acesso à III Divisão nacional na referida época”.

Significa isto, segundo a AFP que, “na próxima época e tal como já aconteceu em 2022/23 e também anteriormente, serão vários os Campeões Distritais de Futsal que não vão ter lugar na III Divisão Nacional, uma realidade que não traduz nem o mérito desportivo nem a representatividade das Associações Distritais e Regionais”.

“Não é compreensível que, quando existiam apenas duas divisões nacionais, os campeões distritais tinham acesso direto à II Divisão Nacional e agora, com três divisões nacionais, os campeões distritais não tenham esse acesso direto à III Divisão”.

A AFP tem sido uma das Associações Distritais e Regionais que “mais têm reivindicado, de forma incansável, a alteração deste modelo competitivo junto dos responsáveis do futsal da Federação Portuguesa de Futebol, sendo que sempre se mostraram intransigentes relativamente a esta situação”.

“Até quando será necessário esperar para que, de uma vez por todas, seja feita justiça e os campeões distritais tenham acesso direto às competições nacionais?”, questiona a Associação de Futebol de Portalegre.