S.Vicente: mais de 150 atletas na homenagem a José Mário

As ruas da freguesia de São Vicente e Ventosa foram palco, na noite deste sábado, 13 de maio, da I Milha José Mário Almeida, numa organização da Junta de Freguesia e da Barbaris BTT Team, de Barbacena.

Para além de se prestar homenagem a José Mário Almeida, natural da freguesia, que, antes do acidente que o deixou numa cadeira de rodas, foi um dos nomes fortes do atletismo do concelho de Elvas, a junta de freguesia, revela o presidente, João Charruadas, quis também procurar incentivar os mais novos a praticar desporto. Por outro lado, o desafio lançado à Barbaris para organizar a prova surgiu na sequência dos “bons resultados” que dois filhos da terra, Mário Almeida, filho do homenageado, e Luís Miranda têm alcançado em provas de atletismo.

Nesta primeira milha participaram 157 atletas, de benjamins a veteranos: um número que surpreende João Charruadas, que revela que, inicialmente, eram apenas 50 os inscritos. A prova, acrescenta, integra agora o calendário de competições da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

Para o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, é importante que se apele aos mais novos para que pratiquem desporto, através de provas como esta, que dão “dinâmica” ao concelho. Por outro lado, e recordando as características de José Mário Almeida – um atleta “que não desistia e que não baixava os braços” – e com quem correu, lado a lado, muitas vezes, Hermenegildo Rodrigues garante ainda ser “uma honra enorme” associar-se a esta prova.

Já José Mário Almeida não escondeu o seu entusiasmo com a realização desta prova em sua homenagem, onde teve oportunidade de rever “muitos amigos”. Esta primeira milha, apadrinhada por Luís Miranda, acabou por ser vencida, no escalão principal, por Mário Almeida.