“Sentido Figurado” estreia esta quinta-feira à noite em Estremoz

A Malvada Associação Artística, com o apoio do Município de Estremoz e da Santa Casa da Misericórdia de Estremoz, estreia esta quinta-feira, 30 de março, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, o espetáculo “Sentido Figurado”.

O projeto, com criação e direção de Ana Luena e José Miguel Soares, inspira-se no Figurado de Estremoz para a construção de um espetáculo de teatro que parte das personagens dos Bonecos, como a “Primavera” ou “O Amor é Cego”, relacionando-os com a contemporaneidade e construindo novas narrativas interligadas com a identidade, a natureza, o cotidiano e a devoção.

Em “Sentido Figurado”, a Malvada propõe explorar novas significações expressivas a partir desta arte popular, inspirando uma nova criação cénica contemporânea, na qual os seniores tomam o lugar central da cena e se envolvem ativamente desde a dramaturgia até à apresentação da obra. O projeto é apoiado através do programa Arte e Envelhecimento Ativo, da Direção-Geral das Artes.

Estão envolvidos dois grupos de seniores na iniciativa: por um lado as alunas da disciplina de Teatro de Revista à Portuguesa, da Academia Sénior de Estremoz, enquanto intérpretes do espetáculo, e por outro lado, o grupo de idosos de freguesias rurais do CLDS-4G-ConstruiMoz+ que contribuíram com adereços para os figurinos, através da participação da Mentoria de Realização Plástica.