Articulação de respostas em saúde mental em debate nas Jornadas do Assumar

“Articular Respostas em Saúde Mental” é o tema da oitava edição das Jornadas do Assumar, que se realizam entre sexta-feira e sábado, dias 31 de março e 1 de abril, no Salão Multiusos do Centro de Recuperação de Menores daquela freguesia do concelho de Monforte.

Com esta edição das jornadas, explica o diretor desta Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras, Pedro Valente, que é aberta a toda a comunidade e que é dedicada “à articulação com outros intervenientes na saúde das pessoas com deficiência”, pretende-se criar “um espaço de diálogo”, em que profissionais possam partilhar as suas experiências, “dificuldades e obstáculos”, no que toca à área da saúde mental.

Participam, entre outros, nestas jornadas, que estavam planeadas para 2020, adiadas devido à pandemia, profissionais do Serviço Nacional de Saúde, “quer da região do Alentejo, quer de outras zonas do país, assim como de outras áreas de intervenção, como a psiquiatria, a cirurgia, a medicina dentária e a pediatria”. Irão também estar também presentes “representantes da rede de apoio à pessoa com deficiência como familiares, assistentes espirituais, professores e as pessoas assistidas”.

Em paralelo às jornadas, vão ser proporcionados aos participantes, entre outros, workshops de dança e movimento e sessões de relaxação terapêutica e mindfullness. Pedro Valente destaca ainda a participação, no evento, dos cuidadores, das famílias e dos grupos de autorrepresentação.

Segundo Pedro Valente, é necessário criar mais respostas ao nível da saúde mental, sendo que, localmente, o Centro de Recuperação de Menores tem procurado contribuir para dar resposta a estas necessidades, com consultas, entre outros, de psiquiatria e psicologia.